top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Manabu Mabe


Manabu Mabe Kumamoto nasceu no Japão em 14 de setembro de 1924, e faleceu em são Paulo em 22 de setembro de 1997.

Chegou no Brasil em 1934, veio em um navio para trabalhar nas lavouras de café de Lins, no interior de São Paulo. Em Lins conheceu Tikashi Fukushima, que era quatro anos mais velho, e os dois decidem ser pintores. Manabu pratica nos dias de chuva e adapta seu ateliê no meio da lavoura, onde pintava paisagens e natureza morta, sua infância foi muito pobre. Consegue realizar a primeira exposição individual no ano de 1948 em São Paulo, e no ano seguinte participa do Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em 1951 casou-se e teve dois filhos, em 1952 conheceu o artista Tadashi Kaminagai, e o admirava e ficava horas observando o artistas produzir suas obras. Em 1953 ganhou o prêmio da segunda Bienal Internacional de São Paulo, onde são aceitos só dois artistas nipo-brasileiros, Manabu Mabe e Tadashi Kaminagai.

Em 1956 participa da Bienal no Japão, e em 1959, ganha o prêmio da quinta bienal de São Paulo como melhor pintor e é destaque na Bienal de Paris.

Cerca de 153 obras do artista, avaliadas em mais ou menos 1,24 milhão foram perdidas no mar, após acontecer um acidente aéreo com o Boeing que desapareceu no oceano 30 minuto após decolar. É um dos maiores mistérios da aviação até o dia de hoje, o avião sumiu sem deixar vestígios. O artista refez alguns quadros depois.

Em 1986, o Masp realiza uma retrospectiva, lançando um livro com 156 obras de Manabu, com textos em português, inglês e japonês.

Em 1995, escreve a autobiografia Chove no cafezal, com textos em japonês que foram publicados na sua cidade natal no Japão. Em 1996 viaja para o Japão para uma grande mostra retrospectiva de sua obra. Em 1997 alguns meses antes de falecer, participou de uma vinheta interprogramas pintando o logotipo da extinta rede manchete, no mesmo ano falece em são Paulo, por conta da diabetes, faz um transplante de rim que causa complicações.


Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page