Alejadinho
Pouco se sabe sobre sua biografia, mas que foi o mestre do barroco brasileiro, isso é de conhecimento de todos. Antonio Francisco Lisboa, ou Aleijadinho; Filho de pais humildes, mas que o deram uma grande riqueza, a do fazer artístico.
Natural de Minas Gerais, Aleijadinho cresceu em constante contato com a arte. Seu pai era mestre de obras, e seu tio, um dos maiores entalhador da cidade, o que lhe permitiu amplo aprendizado na arte de esculpir, entalhar e ate mesmo, na parte arquitetônica.
Geralmente , usufruía de pedra-sabão e madeira para suas obras. MG na época, está no auge construções religiosas, e então, a demanda para a ornamentação das belas igrejas é enorme. Nota-se nitidamente, pois, as principais obras de aleijadinha, possuem caráter cristão, como por exemplo “os Doze Profetas” , a “Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência” entre outras.
Suas obras carregam fortes características do Barroco e do rococó, além de aspectos bem singulares.
Aos 40 anos, começou a desenvolver uma doença degenerativa, com o tempo, foi perdendo o movimento das mãos e dos pés, mas mesmo assim, não deixou de criar, suas obras tornaram-se ainda mais expressivas e únicas.