Cildo Meireles
Cildo é um artista plástico brasileiro, conhecido internacionalmente por suas obras e instalações, que levam ao publico, uma experiência sensorial completa, questionando temas como a ditadura militar no Brasil, e a dependência do país na economia Global.
Ele tem um grande papel na produção artista nacional e internacional, foi influenciado pela arte neoconcretista dos anos 60, e também pelo estilo artístico de sua geração que foi influenciado pela arte conceitual. As obras de Cildo dialogam não só com as questões poéticas e sócias o Brasil.
Durante os anos 70 e 80 Cildo arquitetou uma série de trabalhos, que faziam uma dura crítica a ditadura militar, fez uma obra chamada Tiradentes, que consiste em uma tenda, com uma cadeira comum, forrada com pontas de pregos, suas obras tem a influência de Marcel Duchamp.
Uma de suas obras, chamada Cruzeiro Zero, é uma réplica fiel de uma nota de cruzeiro, que era a moeda recorrente na época, e as figuras heroicas e históricas foram substituídas por índios e pacientes de um hospital psiquiátrico, foi uma crítica á desvalorização do cruzeiro e da super inflação, esse trabalho mexe com noções tradicionais da natureza, e do valor da arte e da marginalização do Brasil, no mundo internacional de arte.
Em 2008, ganhou o prêmio Velázquez de Las Artes Plásticas, ainda em 2008, ganhou mostra na Tate Gallery em Londres, onde expos obras até janeiro de 2009.