top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Hélio Oiticica


Hélio nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1937, e faleceu em 22 de março de 1980, ele foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas.

É considerado por muitos, um dos maiores artistas da história da arte.

Hélio buscou novas experiências em relação aos objetos e em como era definido pelas artes plásticas. O espectador também foi redefinido e passou a participar das obras para que se sentisse parte daquilo. A arte a partir disso, passou de algo que se admira, para algo que se experimenta e afeta comportamentos, que tem uma dimensão ética, social e política.

Hélio Oiticica também desenvolveu em 1967, o conceito “Supras sensorial” que propõe experiências com a sensação do expectador, investigando possibilidades de dilatamento de suas capacidades sensoriais. Ele queria causar um êxtase como o do efeito de drogas, ou de um samba, ele queria que o indivíduo descobrisse o seu “centro criativo interior”, a sua espontaneidade expressiva adormecida, que acontece por conta do cotidiano.

Ele propõe uma arte que busca uma abertura ao participador, e do participador, através de experiências que promovam uma volta do sujeito em si mesmo, redescobrindo e se libertando de seus condicionamentos éticos e estéticos, impelindo-o a um estado criativo em uma vivência suprassensível.


Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page