Joseph Beuys
"Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade."
Joseph Heinrich Beuys, nasceu no dia 12 de maio de 1921 em Krefeld, na Alemanha. Foi um artista que produziu em vários meios e técnicas, incluindo esculturas, fluxus, happening, performance, vídeo e instalação. É considerado um dos artistas mais influentes da segunda metade do século XX na Alemanha.
Joseph teve algum contato com arte na juventude, mas decidiu seguir a carreira de medicina. Mas com a explosão da Segunda Guerra, alistou-se na força aérea, isso gerou algumas histórias, porque Joseph usava muito feltro e gordura em suas obras, e um dos mitos que o cercam sobre isso, é que o seu avião caiu durante a guerra e ele foi salvo por tártaros. Foi tratado com ervas e coberto com feltro e gordura, ninguém realmente sabe se essa história é verdadeira.
Depois da guerra, dedicou-se a arte, estudou e nos anos 50 dedicou-se ao desenho, em 1961 se tornou professor de escultura , mas em 1972 foi demitido porque queria que suas aulas fossem abertas para qualquer pessoa. Seus alunos protestaram, e ele pode manter seu ateliê na academia, mas não conseguiu de volta suas aulas.
A partir de 1962, utilizou variadas técnicas, e partir dai sua obra tornou-se cada vez mais motivada pela crença de que a arte deve desempenhar um papel ativo na sociedade.
Joseph Beuys morreu em 1986 em Dusseldorf na Alemanha, por conta de uma insuficiência cardíaca.
Fonte: :www.phaidon.com/ www.e-flux.com/ pinterest.com