Richard Serra
Richard Serra
Richard Serra é um escultor norte americano que nasceu no dia 2 de novembro de 1938. Para alguns críticos, é considerado um dos maiores artistas pós-guerra. Recentemente tem feito grandes trabalhos em aço, mas já trabalhou com matérias como borracha, chumbo e lâmpadas.
Artista muito ligado aos escultores minimalistas, e conhecido por colocar em confronto a obra e o espaço público, umas de suas obras precisou ser tirada de uma área nobre de Nova York a pedido dos moradores que acharam a obra ofensiva.
Uma série de esculturas em aço, nomeada The Matter of Time, é a única exposição permanente, e esta em um museu na Espanha, onde é considerada o ponto alto entre todas as obras do local.
Quando era adolescente, Richard trabalhava durante as férias em uma siderúrgica, tendo então contato com metal e altas temperaturas. Filho de um espanhol e uma russa, se formou em Inglês e pós graduou em Arte pela Universidade de Yale.
Após passar uma temporada na Europa, volta na segunda metade da década de 60, e começa a fazer esculturas minimalistas, abstratas e desconstruídas, e começa a trabalhar com o aço, pela força, estabilidade e pela interferência na paisagem natural, que esse material provoca.
Suas obras pesam toneladas e através de muitos cálculos, elas se auto sustentam, o que é uma característica das obras, que por muitas vezes tem ângulos muito inclinados e são muito curvadas.
Com tantos trabalhos, Richard Serra é visto pela crítica, como um artistas genuinamente contemporâneos, utilizando matérias novos, superando a indústria e a engenharia, com muitas inserções importantes na arte e no meio urbano, tendo o reconhecimento internacional e um grande portfólio.