Minimalismo
Curiosidade da semana minimalismo, se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX, surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.
A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente.
Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. Durante o século XX, houve três grandes tendências que poderiam ser chamadas de “minimalistas”: (manifestações minimalistas: construtivismo, vanguarda russa, modernismo).
O termo pode ser usado para descrever as peças de Samuel Beckett, os filmes de Robert Bresson, os contos de Raymond Carver, os projetos automobilísticos de Colin Chapmane até mesmo a linha teórica adotada pela gramática gerativa desde o fim do século XX.Os construtivistas por meio da experimentação formal procuravam uma linguagem universal da arte, passível de ser absorvida por toda humanidade.