Michelangelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simone, nasceu em Caprese no dia 6 de março de 1475 e faleceu em Roma no dia 18 de fevereiro de 1564. Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto, considerado um dos maiores criadores da história da arte no ocidente.
Ele desenvolveu seu trabalho artístico, por mais de 70 anos entre Florença e Roma. Iniciou seus trabalhos como aprendiz, e logo foi notado por seu grande talento, realizando muitos trabalhos para a família Medici. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da antiguidade clássica. Retratou muito a figura humana, principalmente o nu masculino.
Entre sua obras mais conhecidas, na escultura estão O Baco, Davi e Pietá, já na pintura o mais importante é o teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina, também foi o arquiteto da Basílica de São Pedro, implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano, projetou diversos edifícios e escreveu um grande número de poesias.
Ainda em vida, foi considerado um dos maiores artistas do seu tempo, era chamado de O Divino, como teve um grande destaque, muito se sabe sobre a sua vida e suas técnicas, pois são muitos os registros de sua carreira. Michelangelo foi um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime em uma só dimensão cósmica e universal.