top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
Buscar

Anita Malfatti

  • Gabrielle Bertoncello Pavezi
  • 9 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Anita nasceu no dia 2 de dezembro de 1889, na cidade de São Paulo. Filha de um engenheiro italiano, com uma norte americana. Nasceu com uma deficiência no braço e na mão direita, e aos 3 anos de idade, foi levada a Itália para fazer um tratamento, sem sucesso e teve que conviver com o problema até o fim de sua vida.

Voltando ao Brasil, teve aulas com Miss Browne, que possivelmente seria Marcia P. Browne, que ajudou a implantar o ensino primário e normal em São Paulo, também foi a diretora da escola modelo anexa a escola normal.

Anita estudou no Externato São José, depois estudou em escolas Protestantes, na escola Americana, e no Mackenzie College, onde em 1906, recebeu o diploma de normalista.

Nesse meio tempo em que estudava, Anita perdeu seu pai, então sua mãe começou a dar aulas de idiomas e de pintura. Anita aprendeu artes plásticas com sua mãe.

Anita tinha planos de estudar em Paris, mas como não tinha mais o apoio do pai e a mãe dava as aulas de pintura, ela decidiu acompanhar suas amigas, as irmãs Shalders, em uma viagem a Europa, e seu tio e padrinho resolveu custear seus estudos fora do país.

Anita chegou em Berlim no ano de 1910, lá suas amigas frequentavam as aulas de música, e ela recebeu orientações para frequentar o ateliê do pintor Fritz Burguer, que era um retratista que dominava a técnica do pontilhismo. Fritz foi seu primeiro mestre. Nessa mesma época, Anita ingressou na academia de Belas Artes de Berlim. Anita teve outros mestres e conheceu a obra de outros artistas como Van Gogh. Em 1913, com a instabilidade política e a ameaça de uma guerra, Anita deixa a Alemanha, passando antes por Paris.

Anita fez uma exposição individual, pois tentaria uma bolsa de estudos pelo Pensionato artístico do estado de São Paulo, mas foi sem sucesso, pois a Guerra na Europa se iniciava, então seu tio mais uma vez a financio e Anita foi para os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, Anita se matriculou em uma escola de pintura, onde trocou de professor por várias vezes, pois queria achar seu estilo próprio, mas desistiu e resolveu pintar só gravuras, então conheceu o professor Homer Boss, que levava os alunos para a Ilha de Monhegan, na costa do Maine, e os alunos podiam fazer trabalhos livres, então Anita pintou o Farol, e logo em seguida retornou ao Brasil.

Em 1917, fez sua segunda exposição individual, na qual foi muita criticada por Monteiro Lobato, e seus quadros que haviam sido vendidos, foram devolvidos e alguns quase destruídos. Mas Anita, não guardou magoas e ilustrou alguns livros de Monteiro Lobato. Anita teve aulas com alguns pintores como Pedro Alexandrino, e nessa época conheceu Tarsila Amaral, que tinha aulas com os mesmos pintores. Com a morte de seu tio, Anita teve que buscar recursos através de suas pinturas, e como Pedro Alexandrino era um pintor muito famoso, vendia suas obras com facilidade.

Anita participou da semana de Arte Moderna de 22. Em 1923, voltou a Europa e passou 5 anos na França estudando, mesmo indecisa em qual caminho seguir, nunca deixou de produzir.

Em 1928, voltou ao Brasil e encontrou em cenário diferente de quando embarcou para a Europa, muitos pintores e movimentos novos. Anita se dedicou ao ensino escolar, e também continuou estudando. Em 1933 se muda para o bairro de Higienópolis, onde monta seu ateliê e permanece até a morte de sua mãe. Anita morre no ano de 1964, na cidade de São Paulo.

Fonte: www.estudopratico.com.br

Fonte: pintores.folha.com.br

Fonte:elfikuerten.com.br

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Procure por Tags
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

Newsletter! Fique sabendo de tudo assim que for publicado!

Agora você será avisado de todas as nossas novidades!

Postando as melhores notícias, entrevistas e curiosidades de arte possíveis de encontrar.

 

© 2015 por Olho na Arte. 

 

bottom of page