top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Pablo Neruda


Pablo Neruda nasceu em Parral no chile, no dia 12 de Julho de 1904. Era filho de José del Carmen Reyes Morales, e Rosa Basoalto Opazo, que foi morta quando Pablo tinha apenas um mês. Ainda adolescente, adotou o pseudônimo de Pablo Neruda ( inspirado no escritor Jan Neruda), que tornou o seu nome legal, após ação na justiça.

Em 1906 sua família se mudou para Temuco, onde ele estudou no colégio Liceu de Homens, onde escreveu suas primeiras poesias, e em muitas delas, mencionava a esposa de seu pai, Trinidad.

Em 1921 radicou-se em Santiago, onde estudou pedagogia e francês na Universidade do Chile, onde ganhou seu primeiro prêmio de poesia na festa da primavera, com o poema “A Canção da Festa”, que posteriormente foi publicado na revista Juventude. Em 1923, publica Crepusculário, que é reconhecida por escritores como Raúl Silva Castro e Pedro Prado. No ano seguinte aparece pela editora Nascimento seus “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” no qual se nota um pouco do modernismo. Mais tarde se nota um propósito vanguardista em seus três livros publicados: O habitante e sua esperança, Anéis e Tentativa do homem infinito.

Em 1927, começa uma longa carreira diplomática, onde foi nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Em 1935, assume a direção da revista Cavalo Verde, para a poesia no qual é companheiro dos poetas da geração de 1927. Nesse mesmo ano aparece a edição da revista Madrilenha de Residência na terra.

Em 1936, quando aconteceu a guerra civil espanhola, Pablo foi destituído do seu cargo consular e escreve “Espanha no coração”. Em 1945, é eleito senador, e ainda no mesmo ano lê, para mais de 100 mil pessoas, no estádio do Pacaembu, em homenagem ao líder comunista Luis Carlos Prestes. Em 1950, publica “Canto geral” que tem uma mensagem social, ética e política.

Em 1953, constrói uma casa em Santiago que apelida de La Chascona, que usava para se encontrar com sua amante, a quem faz menção na poesia Os versos do capitão. Atualmente essa casa é um museu com objetos pessoais de Pablo Neruda e pode ser visitada. Ainda em 1953, ganha o prêmio Lênin da Paz.

Em 1958, apareceu com Estravagario, uma nova mudança em sua poesia. Em 1965, lhe foi dado o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Oxford na Grã-Bretanha. Em 1971, recebeu o Prêmio Nobel de literatura.

Morreu no dia 23 de setembro de 1973, em Santiago no Chile de um câncer de próstata, mas seu assistente Manuel Araya Osório, deu uma declaração em 2011, dizendo que ele havia sido assassinado com uma injeção letal, na clínica onde foi internado após sua saúde se agravar. Em 2013, após muitos exames toxicológicos, o laudo comprovou sua morte por câncer.

“Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida.”

― Pablo Neruda

Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page