Van Gogh
Vincent Willen Van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853 em Zundert nos Países baixos, e faleceu no dia 29 de julho de 1890 em Auver – Sur – Oise na França. Foi um pintor pós-impressionista neerlandês, suas produções incluem retratos, autorretratos, natureza morta, paisagens, campos de trigo e girassóis.
Van Gogh desenhava desde criança, mas deu início as suas atividades de pintura somente no fim de seus 20 anos, e finalizou muitas de suas obras famosas, cerca de 2 anos antes do seu falecimento. Em pouco mais de uma década, produziu cerca de 2100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.
Van Gogh nasceu em uma família de classe média, e passou o início de sua vida adulta, trabalhando em uma empresa de negociantes de arte, viajou por vários países e foi lecionar em Isleworth e Ramsgate. Era muito religioso, e quando jovem aspirava a ser um pastor, em 1879 serviu como missionário em uma região de mineração na Bélgica, onde fazia esboços da população local.
Pintou seu primeiro grande trabalho em 1885 e usa uma paleta de cores com tons terrosos e sombrios, diferente das cores que usaria depois em suas pinturas. Em 1886, mudou-se para Paris, onde conheceu os impressionistas franceses. Mais tarde migrou para o sul da França, onde passou a se influenciar pela incidência solar daquela região, algo que estimulou o desenvolvimento de trabalhos com maior complexidade cromática. Essa mudança criou um estilo único e altamente reconhecível, que encontrou o auge em sua estada em Arles, em 1888.
Após tempos sofrendo de ansiedade e com crises de desequilíbrio mental, Van Gogh morreu aos 37 anos, de uma bala auto infligida, em um ato de suicídio.
fonte: brasilpot.com.br
fonte: vangoghmuseum.nl