top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Pablo Picasso


Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol naturalizado francês, foi um dos mestres das artes plásticas do século XX, pois ainda era escultor, artista gráfico e ceramista. O seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, que era professor de desenho e pintor. Picasso foi reconhecido precocemente, com quinze anos já tinha seu próprio ateliê.

Sua primeira obra foi feita as oito anos de idade e era uma pintura em óleo sobre madeira, ele pintou cenas de uma tourada. Quando um pouco mais velho, criou uma tela semelhante – A morte da mulher destacada e fútil, símbolo da sua relação com as mulheres. Alias, na história de Picasso, seus relacionamentos e suas obras estão muito ligados, a cada novo relacionamento ele trilhava uma vereda artística renovada.

Sua galeria de criações, atinge o nível de milhares de obras, e ele é um dos mais renomados artistas do planeta. Picasso chegou a Paris em 1900, onde logo adotou a cidade como seu novo lar.

Foi o co-criador do cubismo junto com Georges Braque, o qual o visível era geometricamente desconstruído, o pintor deu um passo decisivo na criação de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo. A partir daí, o artista usa muitos matérias, inclusive colagens para produzir suas obras. Picasso trabalhava exaustivamente durante a noite, até o dia amanhecer.

Ele era tão versátil que nunca se estabeleceu em um único estilo, mas nunca produzia uma obra essencialmente abstrata, pois estava sempre a frente de seus contemporâneos, que ficaram perplexos quando o artista retomou seu estilo mais tradicional, e logo depois no início da década de 20, optou por um caminho neoclássico, justamente quando se casou com a bailarina Olga Koklova, e modificou seu modo de vida, agora abusivamente afortunado e convencional, embora extremamente tedioso.

Aos 87 anos, o artista teve vigor suficiente para resgatar o estilo de sua juventude, produziu em 7 meses, 347 gravuras, retomando temas como os de circo, touradas, teatro, do erotismo. Após alguns anos e com cirurgias da próstata e da vesícula, e com a visão prejudicada, Picasso encerra sua carreira. Seus 90 anos são comemorados com uma exposição no Louvre. O artista que sempre foi um inovador, conquista outro feito, o de primeiro artista vivo a expor suas obras no mundialmente conhecido museu.

O pintor faleceu em 8 de abril de 1973, na cidade de Mougins, na França, aos 91 anos, deixando ao planeta um vasto legado artístico, cultural e existencial.

O beijo, fonte: www.magriniartes.com.br

O beijo, fonte: www.magriniartes.com.br

Guernica, fonte: longe.obviousmag.org


Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page