Leonardo da Vinci
Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, provavelmente a uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, e alguns pesquisadores acreditam que sua cidade esteja entre Florença e Pisa, a direita do rio Arno. Seu pai era o notário (hoje conhecido como tabelião) Piero di Antônio da Vinci, e sua mãe, a camponesa Catarina, assim que nasceu, seus país se separaram e seu pai se casou com Albiera di Giovanni Amadori, bem mais nova que ele. Aos 5 anos, Leonardo foi tirado de sua mãe, e entregue a seu pai.
Sua infância foi na área rural, o que explica seu apego a natureza. Ele era aficionado por cavalos, que foram alvos de suas pesquisas futuras. Leonardo era alvo da educação clássica do renascimento, ele dominava muitas áreas: anatomia, engenharia, matemática, música, história natural, arquitetura, pintura, escultura, e ainda era um talentoso inventor.
Sua produção cientifica era genial, mas não teve tanto destaque como suas pinturas, em 1469, vai para Florença, onde estudou pintura com o famoso pintor de Florença, Andrea Del Verrocchio.
Entre 1472 a 1480, da Vinci estuda anatomia, e cria vários desenhos e esquemas de estudo do organismo humano, nessa época cria Madona com Cravo, Madona Benois, e talvez, a Anunciação.
Em 1482, vai para Milão e trabalha com Ludovico Sforza, atuando como engenheiro, escultor e pintor, e em 1486, ele empreende uma das suas mais famosas obras, A Virgem dos Rochedos, que foi concebida para um altar. Até 1488, se dedica a arquitetura, permanecendo no ateliê da catedral de Milão.
Leonardo, antes de voltar para Florença, realiza seu último trabalho para Sforza, a clássica, A última Ceia. Em 1500, quando volta para a cidade Florentina, ingressa em seu estágio mais produtivo na área da pintura, compondo o seu quadro mais famoso e misterioso, o retrato de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo – a famosa Mona Lisa.
Leonardo morreu na cidade de Cloux na França, no ano de 1519, seu corpo foi enterrado na igreja de S. Florentino, em Ambroise, posteriormente destruída durante a revolução francesa.
fonte: www.padilla.adv.br
fonte: www.bigraphy.com