top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Perfil: Oscar Niemeyer

Quando era criança, o menino já dava pistas do que queria ser quando crescer, no ar ele já desenhava o que mais tarde seria obras primas, na escola não era um bom aluno, com seu jeito brincalhão atrapalhava bastante as suas aulas. Mas na vida adulta se tornou um charme, mulherengo, hipocondríaco e cheio de amigos! Esse é o Oscar Niemeyer que você leitor não conhece!

Oscar Niemeyer nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, em 1934, formou-se engenheiro e arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes, dirigida pelo arquiteto Lucio Costa. Desde 1932 já trabalhava no escritório dos arquitetos Lucio Costa e Carlos Leáo. Em 1936 Conhece o arquiteto Le Corbusier, que chega ao Rio a convite de Lucio Cota e Gustavo Capanema, ministro da Educação saúde. No ano de 1940, conhece o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o convidou a fazer o projeto do Conjunto da Pampulha, um de seus principais trabalhos. Cinco anos depois, ingressa no Partido Comunista Brasileiro. Niemeyer se considerou um comunista até o dia de sua morte.

Originalidade, Inovação, Universalidade, Formas sinuosas (curvas), uso de formas elementares, plasticidade no concreto armado, traços mínimos assim como ele dizia "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura e flexível, virada para o homem. O que me atrai é a curvaria, a curva que encontra o sinuoso dos nossos rios, as nuvens dos céus e o corpo da mulher preferida, de curvas é feito todo o universo”.

Os projetos mais destacados da carreira de Oscar foram os prédios do Ministério da Educação e Saúde do Rio, a Sede da ONU em New York, o Iate Clube da Pampulha em Belo Horizonte, o Cassino da Pampulha em Belo Horizonte, a Casa do Baile em Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis em Belo Horizonte, a Marquise do Parque Ibirapuera de São Paulo, o Pavilhão da Bienal em São Paulo, a Sede do Partido Comunista de Paris- França, a Passarela do Samba no Rio de Janeiro, o museu de Arte Contemporânea em Niterói e o Edifício COPAN em São Paulo.

Os arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa ao primeiro coube projetar e orientar as obras de Urbanismo, ao segundo as obras de arquitetura, os dois técnicos e artistas justamente admirados em todo o mundo, compõe com linhas, volumes, cores espaços a sinfonia de Brasília. Eles construíram juntos a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio da Alvorada e a Catedral de Brasília.

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio às 21h55 numa quarta-feira no dia 5 de 2012. Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em 15 de dezembro. Segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.

Infelizmente perdemos um grande Arquiteto, mas o legado de obras que ele deixou nos trará muitas lembranças de sua participação na história do Brasil!

Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page