top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

"O cara" da tattoo em Sorocaba! Entrevista com Rico Fogaça

Depois da história, e de trazer novos nomes do mundo da tatuagem, a OLHO NA ARTE traz hoje uma entrevista com um tatuador renomado e (muito!) disputado na região de Sorocaba. Ele tem 29 anos e é tatuador desde os quinze, mora em Sorocaba e possui um portfólio de inspirar qualquer aspirante no mundo das tattoos. Segue agora uma entrevista incrível com o super tatuador Rico Fogaça.

Quando começou a tatuar? Esse foi o seu primeiro contato com a arte?

Eu comecei a tatuar em 2001 quando tinha apenas 15 anos de idade, trabalhava em uma empresa de comunicação visual e conheci um cliente que tatuava e me convidou para fazer um desenho no seu estúdio, ele gostou tanto que pediu pra eu tentar tatuá-lo. Assim tive minha primeira experiência com tatuagem, e depois desse dia nunca mais parei de tatuar. Mas desde que me conheço sempre amei tatuagem ia na pra escolinha com os braços cheios de tatuagens de canetinha e não tirava por nada.

Onde e qual foi sua primeira tatuagem? (a sua mesmo!)

A minha primeira tatuagem foi só aos 18 anos mesmo já estando trabalhando em um estúdio desde 16, eu fiz uma promessa pra minha mãe que só faria depois dos 18, cumpri, mas assim que completei a idade eu mesmo comecei uma rosa tradicional na minha coxa, e meu amigo Rafael terminou pra mim, dói pra se tatuar (risos).

Hoje em dia, ter tatuagens já não é mais um tabu tão grande, mas ainda gera um certo desconforto na parte da sociedade que ainda não aderiu a essa arte. O tatuador sofre o mesmo preconceito que a pessoa tatuada ou é ainda pior?

O preconceito sempre esteve presente na nossa sociedade e isso nunca vai acabar, antes a tatuagem era uma coisa marginalizada, mas agora graças a mídia e a própria evolução da arte o jogo virou, tatuagem agora é status e se tornou símbolo de personalidade e independência pois vc ainda tem que estar bem resolvido pra fazer uma tatuagem e enfrentar o preconceito que pode sofrer. Como tatuador em geral é a mesma coisa, a diferença é quando eu falo que vivo e sustento minha família fazendo tatuagens muitos torcem o nariz por ainda achar que é uma profissão de "maloqueiros".

Você tem alguma especialidade, algo que você manja muito de desenhar?

Quem procurar ver o meu trabalho vai perceber que eu faço de tudo, sempre falo que não consigo me prender em um só estilo, amo tatuagem não importa como desde que seja bem feita, pode ser uma simples escrita a um fechamento de costas, não tenho preferência. Me procuram muito pra trabalhos minuciosos e trabalhos coloridos Tatuagens com pontilhismo e detalhes em aquarela são mais trabalhosas, e exigem um pouco mais de trabalho.

Você gosta desses estilos ou você é mais adepto ao desenho convencional?

Hoje em dia a procura por trabalhos estilo aquarela e em pontilhismo é grande, por ser algo recente chama muito atenção das pessoas, eu gosto muito de fazer o que é novo e gosto sempre de experimentar novas técnicas e estilos, mas a tatuagem na sua essência é sempre a mesma coisa.

Quais são os lugares mais inusitados que você já fez uma tatuagem?

Faço tatuagens a 14 anos então posso dizer que já passei por todo tipo de situação e já tatuei em todos os lugares do corpo e já me acostumei e não acho nada inusitado ou estranho. Hoje as mulheres procuram muito tatuagens em lugares que antes era tabu, como embaixo e entre os seios, ou usando as linhas do corpo para fazer tatuagens grandes, isso só mostra o quanto estamos evoluindo em relação ao preconceito, pois antes eram consideradas tattoos vulgares e hoje é visto como arte e algo que valoriza a feminilidade.

Digamos que, alguém que esteja lendo essa entrevista tenha vontade de se tornar um profissional da tatuagem, qual seu conselho?

Como a tatuagem vem se tornando um símbolo de status e está sempre em evidência é normal cada vez mais pessoas quererem entrar pra esta profissão, no meu estúdio sempre aparece alguém que está começando ou quer começar, sempre aconselho a procurar conhecer alguns estúdios e tatuadores antes de se arriscar, tem muito lugar oferecendo "cursos" que você vai pagar pra não aprender nada, tatuagem se aprende com o tempo, a cada dia, é muita responsabilidade e não pode aprender em poucos dias, então criar uma boa relação com tatuadores mais experientes pode ser muito melhor até na questão de respeito pra quem vive de tatuagem. Você pode e vai ouvir muitos "nãos" mas quando se quer algo de verdade não pode desistir fácil.

Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page