Curiosidades: Flash Mobs
Você já passou pela experiencia de estar andando em algum lugar público e, de repente, uma música começar a tocar e pessoas ao seu redor começarem a dançar, assim, do nada mesmo?
Essas intervenções são chamadas de flash-mobs e sempre ajudam a alegrar a rotina de quem os presencia.
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social, notadamente pelas redes sociais digitais.
O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança.
No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.
O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy's. Wasik e amigos distribuíram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início – para evitar o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.
Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9.º andar de tapetes da loja, reunindo-se em volta de um tapete caro. A quem se aproximasse de um vendedor foi dito que as pessoas reunidas no andar viviam juntas num depósito nos arredores de Nova Iorque, que estavam procurando por um “tapete do amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo.
Sim! Eles combinam de se encontrar em algum lugar, fazer alguma coisa e depois sair como se nada tivesse acontecido. Seja uma campanha publicitária ou somente para se divertir, os flash mobs viraram moda e estão cada vez mais divertidos!
Confira alguns mais famosos!
Este aconteceu em uma estação de trem na Bélgica. Ao som de "Dó, Ré, Mi" do filme Noviça Rebelde, foi feita uma coreografia para uma campanha de uma empresa de telefonia local.
Esse entra aqui por ser engraçado e, principalmente, espontâneo. Um cara começa a fazer uma dancinha ridícula no Sasquatch Music Festival 2009, em Washington e de repente ao seu lado aparecem dezenas de pessoas contagiadas pelo embalo.
Este é considerado um dos mais incríveis! Foi realizado pelo Black Eyed Peas para homenagear a 24ª temporada da Oprah, nos EUA. Eles conseguiram juntar aproximadamente 21 mil pessoas em Chicago para fazer uma coreografia da música "I Got A Feeling". Como? Will.I.Am disse que eles ensinaram a coreografia para 800 pessoas, e cada uma delas se comprometeu a ensinar e levar o maior número de pessoas possíveis.
Que tal esse feito para promover uma empresa de telefonia celular? Ele mostrar perfeitamente como um flash mob começa e acaba como se nada tivesse acontecido.
Diversão nos bastidores: Os Flash Mobs de Big Bang Theory e Supernatural
Os bastidores de The Big Bang Theory parecem tão divertido quanto à série.
Em um vídeo publicado recentemente, a turma de Sheldon Cooper realizou um flash mob em meio à gravação de um episódio. Leonard, Peny, Raj e Amy aparecem dançando ao som de "Call Me Maybe" de Carly Rae Jepsen, "Run the World" de Beyoncé, entre outros hits. Jim Parsons não participou da dança, mas não deixou de contribuir no desfecho da festa.
Assista:
Já a dança do Harlem Shake virou febre em todo mundo. O "meme" postado na internet mostrou quatro amigos dançando. Um estava vestido de ET, o outro com uma fantasia do Power Rangers, o terceiro estava disfarçado de chinês e o último usava uma roupa cor de rosa. O sucesso foi tão grande que algumas universidades americanas disputaram um concurso de melhor flash mob do país.
O elenco de Supernatural também aderiu ao movimento é realizou a sua versão da dança. No vídeo, os irmãos Winchester (Jensen Ackles e Jared Padalecki) iniciaram a brincadeira. Até o diretor, Guy Norman Bee, realizou uma participação especial.
Pedidos de casamento ou flash mob? Os dois!
Jamin na Disney
Caso falte uma música especial para o casal, não tem problema! O santo casamenteiro Bruno Mars tem uma canção, aquela “Mary you”, que diz tudo por você. Até o pedido, quando ele canta “Just say I dooooo”, soa com um falsete muito bem colocado. Ou seja, quem estiver pedindo em casamento vai tirar onda. No mais, vá para a Disney, chame algumas dezenas de dançarinos (se você quiser entrar no bolo, como o Jamin fez, fica melhor ainda). Depois é só esperar as lágrimas e um YES, acompanhado de um big sorriso.
Os jovens no Fantástico
Único representantes tupiniquins da nossa lista, esse vídeo ganha mais pela fofura do que pela grandeza. Com uma “pequena” ajuda do pessoal do Fantástico, da rede Globo, o Victor surpreendeu a Nathalia, levando para o flash mob, familiares e os melhores amigos da moça. Antes do pedido, a jovem os viu performar uma canção cheia de brasilidade do Marcelo Jeneci. Foi bonito de se ver.
Spancer e Dustin
Dustin tinha ido a um depósito com um amigo comprar lâmpadas coloridas para uma festa que dariam em sua casa. Para a surpresa do camarada, quando chega ao local, todos os seus amigos estão lá e a música “Somebody loves you” de Betty Who, começa a tocar. Do nada, claro, todos iniciam a dança. Engraçado é que os pais dele e de seu namorado também aparecem, ao longo da canção. Até que finalmente, o Spancer surge, pegando emprestadas algumas palavras da canção, que naquele exato momento enchia o ambiente: “If I am good to you, won’t you be good to me?” Alguém duvida da resposta? Esse vídeo do casal de Salt Lake City fez tanto sucesso que já acumula mais de 11 milhões de visualizações no Youtube (dez vezes mais views do que o clipe da própria música).
Arrasando na Times Square
Esse camarada meio que parou um lugar, assim, quase sem movimentação: a Times Square, em New York, New York. Até os policiais da região tentaram impedir o flash mob. Mas nada que um coração apaixonado e um motivo nobre não consiga dobrar... Nesse caso, o futuro noivo era um americano e namorava, à distância, uma senhorita,com traços orientais. Depois de arrasar na coreografia, junto com familiares, amigos e dançarinos profissionais, um fone de ouvido foi dado para moça, no meio do "show". Em meio a tantas pessoas, ele a pediu em casamento assim, em contato apenas com ela. Como se toda a proeza montada fosse apenas um pano de fundo para aquele momento único apenas para os dois. Quem resistiria a um pedido desses?
ABSURDO
O que quer que você tenha assistido no quesito casamento, nada se compara a isso. Elaborado por um programa americano chamado "MoB", esse flash mob ultrapassou todos os níveis. Tudo começa com uma pegadinha, onde a futura noiva fica triste por descobrir que, possivelmente, o namorado teria pulado a cerca. Debulhando em lágrimas, ela percebe que uma movimentação estranha acontece: tanto os funcionários quanto os clientes do restaurante começam a dançar para ela. Chocada com a surpresa, ela é levada para fora, onde pessoas por todo o boulevard, TODO o boulevard, fazem o mesmo. No instante seguinte, são centenas, milhares de participantes, até que seu namorado aparece novamente, fazendo o pedido. Ela aceita, seus familiares aparecem, assim como os amigos do casal, enquanto outro grupo traz o vestido de noiva. Enquanto a massa de envolvidos, em um cenário surreal, dança, ela CASA DE VERDADE! Sim, o seu noivo ou noiva nunca fará nada tão especial. Conforme-se! É lindo, é mágico, é doido e é POP!
Bônus
Para você que não vai se se casar e não tem quem te peça em matrimônio, ainda há uma esperança para divar no altar. Para isso, claro, é preciso ser convidado para ser padrinho da cerimônia. Breadley era! No casamento de sua melhor amiga, durante o discurso ele falou o quanto as músicas de Britney Spears estavam presentes em suas vidas ao longo dos anos. Para arrematar a homenagem para o outro nível, ele apenas requebrou e arrasou, com a coreografia original, para a sua amiga. Neste caso há duas coisas a serem levadas seriamente em consideração:
1-Existe o sério perigo de o padrinho (ou madrinha) roubar totalmente a cena e isso não é legal.
2-Para surtir efeito, arranje, não sei onde, uma equipe de belas garçonetes e lindos garçons que, ao tocar o som, passem de doces serventes a safados bailarinos.
Fontes: Décimo Andar, Wiki, Aparesido, PopSeries, Não Salvo.