Entrevista: Paulo Lara e Sua Arte 3D
A entrevista de hoje é com o arquiteto e artista plástico Paulo Laura. Ele tem um estúdio de arte em Itu e participou do congresso FCAD com uma exposição que trazia sua arte 3D incrível que encantou a todos presentes nos dias do Congresso.
O artista, recentemente, também contou com sua obra exposta nos Estados Unidos na ArtExpo New York e hoje ele conta para a Olho na Arte como iniciou sua vida na arte e quais são suas influências.
O que te encanta na arte para você querer torná-la parte do seu trabalho?
O que mais me encanta é a maneira como as pessoas veem minhas obras, expressando alegria e emoção e como ficam felizes em adquirir uma obra original ou uma cópia.
Qual o motivo de você retratar o cotidiano em suas pinturas?
Para que haja uma identificação com o cotidiano dos que com quem veem as obras.
Por qual motivo você escolheu a Pop Art como seu estilo de pintar?
Na verdade eu não escolhi, foi ela que me escolheu. Isso aconteceu sem eu pensar que poderia escolher essa ou aquela arte.
Como surgiu a criação da pop art 3D?
Fui um pedido da minha filha para fazer um desenho para ela colorir e eu fiz. Gostei tanto que eu mesmo resolvi colorir. Quando comecei a inserir as cores veio a ideia de dar profundidade através da luz e da sombra.
Na hora de pintar, quais são os principais artista em que você se inspira?
Nenhum! Meu trabalho é muito diferente de tudo o que já vi, e eu mesmo criei meu processo de pintura. Agora com relação ao desenho a maior influência e de M.C. Escher.
Sua formação é em arquitetura e urbanismo. O que te levou a ser um pintor e não um arquiteto?
Um arquiteto nunca deixa de ser arquiteto, creio que não será diferente comigo. Mas o mundo colorido e divertido da arte plástica me conquistou.
No vídeo abaixo você pode conferir um exemplo da arte de Paulo Lara: um mural para biblioteca!