top of page
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento

Curiosidades de Quentin Tarantino


Um clássico do cinema indie e da carreira de Quentin Tarantino, "Cães de Aluguel" (1992) marcou a estreia do roteirista como diretor, que mostrou que com um orçamento de em média 1.5 milhões de dólares era possível sim, fazer história no cinema. Se você curte o estilo de Tarantino e nunca perde a oportunidade de assistir a um filme, aqui vão algumas curiosidades sobre esse hit cult:

Imagem: [http://www.cinespaco.com.br/_img/_fotos_galerias/84.jpg]

1. Quentin Tarantino estava decidido a filmar "Cães de Aluguel" com o que tinha em mãos: 30 mil dólares, uma câmera 16mm e a ajuda dos amigos. Porém, graças ao seu parceiro na produção do projeto, Lawrence Bender, veio uma ajuda de peso. A mulher de Bender fez com que o roteiro do filme chegasse até o ator, Harvey Keitel, via seu professor de atuação. Resultado: Keitel ligou para Tarantino pedindo não só para participar do filme, mas para ser produtor também. A entrada do veterano no projeto conseguiu angariar cerca de 1.5 milhão de dólares para o longa. Uau!

2. Entretanto, 1.5 milhões de dólares é um orçamento limitado, e em como todo bom filme independente, cortes e contribuições foram necessárias. Diversos atores usaram suas roupas pessoais em cena. O terno que Harvey Keitel usou no filme era dele mesmo, assim como o casaco esportivo era do próprio ator Chris Penn. Steve Buscemi também usou seu próprio par de jeans nas cenas, ao invés de uma calça de terno. E a ajuda não parou por aí! O Cadillac de Mr. Blonde também era do ator Michael Madsen, já que a verba era pequena para comprar um carro para o personagem. Eles também não contrataram ajudantes de tráfego durantes as cenas no trânsito e Robert Kurtzman fez os efeitos de maquiagem de graça para Tarantino com uma condição: Quentin Tarantino escreveria o roteiro de "Um Drink no Inferno" (1996), filme baseado em uma história de Kurtzman. Como é bom ter amigos!

3. O depósito onde grande parte do filme se passa, costumava ser um mortuário e a locação não foi usada apenas para o depósito. Após uma "maquiada" básica, o segundo andar do depósito virou o apartamento de Mr. Orange. Mais uma forma de economizar.

4. Durante as filmagens, um paramédico era mantido no set para assegurar que a quantidade de sangue perdida por Mr. Orange fosse compatível com a perda por uma pessoa baleada na vida real.

5. Quentin Tarantino escreveu o primeiro rascunho do roteiro em três semanas e meia. O longa foi filmado em trinta e cinco dias.

6. Quentin Tarantino queria que James Woods interpretasse um determinado personagem no filme e chegou a fazer cinco propostas diferentes de cachê para Woods. Quer dizer, para o agente dele, que recusou todas as cinco ofertas sem mesmo consultar o astro porque o salário era baixo demais para ele. Quando Tarantino e Woods se conheceram, o cineasta contou a história e Woods ficou tão passado, que arrumou um novo agente. Reza a lenda que o papel perdido pelo ator seria o de Mr. Orange, mas Tarantino evitou revelar a identidade do personagem, já que Tim Roth o teria feito brilhantemente.

7. Quem é fã de "Cães de Aluguel" deve lembrar da clássica conversa que abre o filme, em que eles tentam interpretar o verdadeiro sentido da letra da música "Like a Virgin", de Madonna. A diva revelou que gostou muito do filme, mas refutou a interpretação de Tarantino para a canção. Mais tarde, Madonna enviou uma cópia do álbum "Erótica" com uma dedicatória bem-humorada para o diretor: "Para Quentin. Não é sobre pênis, é sobre amor. Madonna."

8. Se nos EUA o filme quase não teve divulgação e não chegou a fazer uma estrondosa bilheteria, na Inglaterra a produção foi um sucesso. Sucesso a ponto de Quentin Tarantino não conseguir caminhar pelas ruas de Londres sem ser abordado na época. Muitos cineastas ingleses se dizem influenciados pela obra até hoje.

9. O nome real de Mr. Blonde é Vic Vega. Para quem acompanha a filmografia de Tarantino, esse sobrenome certamente soa familiar. Pois é! O antológico personagem de John Travolta em "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994) é Vince Vega. O cineasta revelou que os dois personagens eram irmãos e que tinha a intenção de fazer uma longa que unisse os dois, chamada "Double V Vega", mas os atores Michael Madsen e John Travolta acabaram ficando velhos demais para reviverem seus antigos personagens e a ideia foi parar na gaveta.

infográfio: [http://imguol.com/c/infograficos/2013/entretenimento/tarantino/info-mundo-tarantino.jpg]

Imagens: http://www.cinespaco.com.br/_img/_fotos_galerias

Fontes: http://redeglobo.globo.com/novidades/filmes/noticia/2013/10/veja-curiosidades-sobre-o-classico-de-quentin-tarantino-caes-de-aluguel.html

http://cinema.uol.com.br/infograficos/2013/01/17/conheca-algumas-curiosidades-sobre-os-filmes-de-quentin-tarantino.htm

Procure por Tags
Nenhum tag.
Fique de Olho na Arte

Aqui você vai ficar por dentro do que está acontecendo no mundo das Artes pela nossa região.
Trazemos notícias, eventos, curiosidades, perfis e muito mais para você.
Fique de Olho na Arte!

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
Especial: Arte Contemporânea 
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
OLHO NA ARTE NO YOUTUBE!

Aqui você vai fica Este é nosso novo canal de comunicação e informação para você!
Não perca tempo e se inscreva!

bottom of page