ATENÇÃO: Tatuador em construção!
“Não ligo com a opinião da velha que passou do meu lado na rua.”
Fazer uma tatuagem exige muito planejamento e maturidade, até por que, algo que ficará para sempre com você, como um marco na sua história, merece muito cuidado. Isto, até fazer a primeira... Só quem tem uma tatuagem, sabe que é praticamente impossível parar! Melhor do que ter tatuagens é fazer tatuagens! Conversamos com o estudante de Artes Visuais, Matheus Morelli, sobre tudo o que um tatuador passa no início da carreira, opiniões e vontades.
E viva arte da tatuagem!
Como você descobriu essa paixão por tatuar?
Por curiosidade. Sempre gostei de tudo relacionado a Arte, Teatro, Cinema, Desenho, Pintura e Música. A tatuagem é só mais uma dessas coisas, mas acabei gostando mais que qualquer outra. Não sabia nada sobre o assunto, nem tatuagem tinha, mas comecei a pesquisar e não parei mais.
Há quanto tempo você tatua?
Um pouco mais de 1 ano.
Você sabe em média, quantas tatuagens você chega realizar por mês?
Não muito. No máximo umas 10, porque estou só começando e tatuo em casa ainda. Então só tatuou meus amigos ou amigos dos meus amigos. Começo de carreira é difícil em qualquer profissão.
Em sua opinião, qual foi o seu melhor desenho? Tem algo que você ainda gostaria de tatuar?
Acho que não tenho um preferido, mas gosto das aquarelas dos rostos do David Bowie e Jim Morrison, ou da tattoo de caveira que fiz na mão de um amigo. Se tem algo que eu admiro e gostaria de tatuar é o realismo colorido, mas para isso, ainda vou levar anos.
Matheus, por que você escolheu fazer o curso de Artes Visuais? Você acha que ele tem muita coisa ligada ao mundo das tatuagens?
Com certeza. Expandir sua visão artística e criatividade é essencial para o tatuador ou qualquer outro artista. As aula de Desenho e Pintura ajudam muito. Além de adorar História da Arte!
Em quem foi e qual foi o seu primeiro desenho?
No meu amigo Erick Pinheiro. Tatuei o símbolo da banda Rise Against, que é um punho dentro de um coração com algumas manchas, como um Grunge Art.
Você já possui algum cliente fixo, alguém que está sempre fazendo tatuagens com você?
Tenho alguns amigos que só fazem comigo. Um cara fez 4 tattoos comigo, outro fez 7 ou 8, uma amiga já fez 5 e os 3 já marcaram mais.
Você tem tatuagens? Quantas?
Tenho só 3, por enquanto. A 3ª só está riscada. Vão mais 2 sessões para pintar.
No mundo atual, você acha que ainda existe preconceito com pessoas que tem tatuagens?
Infelizmente sim, apesar de não entender. Dependendo do emprego que você quer, tatuagens podem atrapalhar, mas não ligo com a opinião da velha que passou do meu lado na rua.
Tatuagem é arte em sua opinião?
Sem dúvida. A diferença é que eu não penduro ela na parede, eu levo ela no meu corpo.